Este blog pertence à E. E. Prof. Benedito Tolosa em São Paulo capital, nele os professores dos anos iniciais postam as atividades para seus alunos. Sejam bem-vindos.
A aula de hoje será de Geografia. Vocês terão que ler o texto e ir respondendo as questões no caderno. Bom trabalho à todos! Para quem se interessar, ao final deixei alguns vídeos curtos para vocês saberem mais um pouco sobre o que estudamos hoje.
Um beijão.
Prô Thais
A população
A população é o conjunto de pessoas que vivem em determinado lugar. Por exemplo, você, seus colegas e o professor fazem parte da população de sua escola.
Da mesma maneira, a população de um país é o conjunto de pessoas que vivem nele. Observe a população de alguns países.
1) O que é população?
2) De acordo com o mapa, quais são os países com maior números de habitantes que o Brasil?
3) Em que continente se localiza a maioria desses países?
A população brasileira
Todos os habitantes do Brasil formam a população brasileira.
Ao longo do tempo, a população brasileira vem crescendo. De acordo com o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 1950, viviam no Brasil cerca de 52 milhões de pessoas. Em menos e 70 anos, a população aumentou quase quatro vezes, atingindo cerca de 207 milhões de habitantes em 2017.
Observe o gráfico do crescimento da população brasileira entre 1950 e 2017
.
4) De acordo com o gráfico, qual era o número de habitantes do Brasil em 1950?
5) O que houve com o número de habitantes do Brasil ao logo do tempo?
6) Em sua opinião, o que faz aumentar a população de um país?
7) O que significa dizer que um país é populoso?
8) O que significa dizer que um país é povoado?
9) O que é densidade demográfica?
10) Pesquise a densidade demográfica do lugar onde você vive. Quantos habitantes por quilometro quadrado vivem nele?
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2017, a densidade demográfica no Brasil era cerca de 24 habitantes por quilômetro quadrado.
Observe no mapa a densidade demográfica no Brasil.
11) Qual era a densidade demográfica no Brasil em 2017?
12) De acordo com o mapa, quais unidades federativas têm as maiores densidades demográficas no Brasil?
13) Quais a unidades federativas têm as menores densidades demográficas no Brasil?
14) Explique por que o Brasil é um país pouco povoado, embora seja um dos países mais populosos do mundo.
15) O que é senso demográfico?
16) Quando foi realizado o primeiro censo demográfico no Brasil?
17) Em qual intervalo de tempo é realizado o censo demográfico atualmente?
18) Quais informações sao levantadas no censo? Para que elas são utilizadas?
Vocês devem ter assistido no canal nessa semana aulas no Canal Educação, alguns episódios que falam da diversidade da música.
Gostaria de saber a opinião de vocês para algumas questões.
Responda as questões.
Quais tipos de música são mais ouvidas por você?
Como você costuma se vestir?
Qual a melhor maneira de se divertir no lugar onde você vive?
Quais alimentos você gosta mais?
Quais esportes ou brincadeiras preferidas?
Assista o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=pDPWIGjVN_k&feature=youtu.be
Faça recortes de revistas que representem diferentes aspectos culturais do Brasil, por exemplo, danças, religiões, comidas, e tradições típicas de regiões variadas do Brasil. Cole os recortes no caderno.
Escreva palavras que represente a cultura do lugar onde vive. Pode ser sobre comida, diversão, música, vestuário, dança, religião. Em seguida escreva um texto sobre a diversidade cultural do nosso país.
Oi, turma Vocês devem ter assistido no dia 29/04 pelo Canal Educação uma aula sobre o nosso Rio Tietê. Mas se não viu, não se preocupe, com esta atividade você vai saber. Assista ao 1º vídeo: Rio Tietê e sua poluição Como você pode ver este vídeo é uma reportagem sobre o rio e aborda principalmente a poluição. Agora veja este segundo video, ele também é sobre o rio Tietê. 2º Vídeo: Tietê Agora que já assistiu a ambos os vídeos responda no caderno ( não esqueça de colocar a data): 1. O rio Tietê corre na direção do mar? Por que? 2. Quais são os principais tipos de poluição que mais afetam o rio? 3. Em que cidade o rio Tietê é limpo? 4. O que podemos fazer para ajudar a despoluir o rio? Terminou? Então tire uma foto da lição e peça para a mamãe postar no nosso grupo de Whatsapp, ok?
As primeiras formas de representação do homem foram as pinturas rupestres em cavernas. Imagens gráficas ou sinais são usadas como linguagem desde a Antiguidade, como a escrita cuneiforme dos sumérios, os desenhos dos maias e os hieróglifos egípcios. Hoje existem línguas que usam ideogramas(imagens que representam ideias), como os kanjis, símbolos não fonéticos usados na China, Taiwan e no Japão. Para Thomas Dimson, engenheiro de software do app Hyperlapse, a popularidade do emoji representa a ascensão de uma nova linguagem.
DESAFIO 1:Decodifique um texto com emojis.
Desafio 2:Crie um pequeno texto ou uma frase utilizando emojis e envie no grupo da turma para tentarmos decifrá-lo.
Hoje vamos comparar diferentes escritas, atribuir função para essas escritas e perceber a importância da escrita para o desenvolvimento, manutenção e preservação de uma sociedade. A escrita é, portanto, um dos meios para a preservação da memória cultural de um povo e não a única. Muitos povos se desenvolvem e preservam sua cultura através da oralidade também.
Antes do surgimento da Escrita, a comunicação acontecia por meio da fala e dos gestos. A escrita surge em decorrência da necessidade que o homem tinha de controlar o ambiente em que vivia. A escrita possibilitou que houvesse uma maior consciência sobre os fatos e permitiu a organização do pensamento
Se não conhecem procurem no dicionário o significado da palavra e escrevam no caderno. Pictografia: sistema primitivo de escrita em que se exprimiam as ideias por meio de cenas figuradas ou simbólicas.
Vamos pensar nessas questões agora:
De quais formas vocês acham que podemos registrar as vivências, a rotina, a organização de uma sociedade? Através de fotos, cartas, e-mails, prints, vídeos, filmes, livros, etc
Os emojis podem ser considerados registros? Sim, podem representar a escrita de palavras, sentimentos, etc. Os emojis também são uma forma de conhecermos mais sobre os povos? Sim, dá pra saber quando foram criados e que representaram naquela época (época em que vivemos) na história do mundo.
Emoji (絵文字lit. pictograma?) é uma palavra derivada da junção dos seguintes termos em japonês: e (絵"imagem"?) + moji (文字"letra"?). Com origem no Japão, os emojis são ideogramas e smileys usados em mensagens eletrônicas e páginas web, cujo uso está se popularizando para além do país.[1] Eles existem em diversos gêneros, incluindo: expressões faciais, objetos, lugares, animais e tipos de clima.
Sua popularização se dá principalmente pela inclusão internacional em iPhones, que foi seguida pela adoção em sistemas Android, e por sua vez, nos demais sistemas operacionais.
O primeiro emoji foi criado em 1998 ou 1999 no Japão por Shigetaka Kurita, que integrava a equipa da NTT DoCoMo responsável pelo desenvolvimento da i-mode, uma plataforma de Internet móvel. O primeiro conjunto de 172 emojis de12×12 píxeis foi criado como parte das funcionalidades de mensagens da i-mode para facilitar a comunicação eletrónica e funcionar como uma característica distintiva de outros serviços.[2]
A foto abaixo mostra registros de duas civilizações antigas e registros feitos por eles! Mais abaixo ( Para Saber mais) há uma explicação sobre cada desenho.
Comparem os emojis com as representações Asteca e Maia, identificando semelhanças e diferenças.
Podemos ver diferenças nas cores, no formato, as semelhanças são desenhos que representam algo. Os Emojis representam podem representar a escrita. são códigos e símbolos da nossa época. Faz parte da nossa história de vida. Assim como os desenhos representados acima fizeram parte desses povos antigos.
Outras questões para analisarmos e refletirmos.
As escritas primitivas Maia e Asteca permitem saber a forma de vida desses povos? Sim, essas escritas representam a sociedade desses povos na época em que viveram. E trouxe conhecimento para nós hoje.
Como sabemos de informações, características, formas de organização social de povos que viveram há centenas e milhares de anos atrás? Através desses desenhos encontrados em tabuas, pedras, argila, papiro deixados pelos povos antigos.
Qual a importância da escrita, dos registros para a preservação da cultura? Somente através da escrita é possível essa preservação da cultura?De quais outras formas é possível? Sem a escrita não teríamos o mínimo conhecimento do que temos hoje. A escrita
é como uma ponte de rumo para a evolução da ciência em questão histórica. Hoje podemos perceber que a preservação da cultura não se da somente pela escrita, mas por imagens, fotografias, pinturas, arquitetura, monumentos, relíquias, danças, e pela oralidade histórias que passam de geração em geração.
Além dos registros da sociedade Asteca e Maia, temos a escrita Haragana e os Hieróglifos. Compare os emojis com as representações Asteca, Maia, Japosena (haragana) e os hieróglifos, identificando semelhanças
RESUMO DA AULA.
No tempo dos povos
primitivos eles desenhavam nas paredes das cavernas suas atividades do dia a
dia, pessoas, móveis e animais para dar sorte na caçada, E foi assim que surgiu a escrita
pictográfica, os desenhos representavam objetos e
pessoas.
Cada povo foi
registrando as coisas de um jeito, eram muitos desenhos diferentes, o que
causava muita confusão, pois um mesmo sinal podia representar
palavras com significados parecidos e também e também podia ser uma palavra diferente em outro
idioma.
Como vocês puderam ver nas imagens dos Maias e Astecas
os povos desenharam para representar como estava organizada a sociedade naquele
tempo.
Quando o papel ainda não existia os egípcios descobriram uma planta chamada
papiro e com ela se fazia uma folha, sobre a qual, escrevia os hieróglifos.
Os sumérios escreviam em tabuas de argila usando
um instrumento chamado cunha, eles usavam a escrita cuneiforme.
Os romanos descobriram
que era melhor escrever em pergaminhos feito de pele de animais.
Os chineses inventaram o
papel e usam a escrita ideográfica, um tipo de escrita
que representa uma ideia através de desenhos.
O primeiro alfabeto foi
criado pelos fenícios, ao inventarem sinais para
representar os sons. Os gregos e os romanos foram mudando um pouco essas letras
até formar o nosso alfabeto: alfa e beta.
Existem muitos tipos de
alfabetos. Alguns não tem letras, mas desenhos, sinais ou símbolos, como o alfabeto chinês, o japonês, o Braille e o de LIBRAS.
Na escrita alfabética, usamos as letras e não mais desenhos para escrever palavras. Para
aprender a ler, antigamente as pessoas usavam cartilha, soletravam as letras e
aprendiam a escrever fazendo caligrafia, como alguns de nossos avós e pais. Observando as escritas de outras
crianças e as nossas, podemos perceber que também começamos a escrever com desenhos, mas hoje
usamos as letras para escrever palavras e histórias.
Hoje, para aprender a
ler é preciso reconhecer as palavras, ouvir as
pessoas e conhecer as letras. Nós lemos livros, gibis,
revistas, e-mails, e usamos o computador para nos comunicar, buscar informações, entrar na redes sociais, escrever e-mails, ler
notícias, assistir filmes.
No estudo de hoje,
precisamos entender que a escrita foi um marco muito importante na história do mundo. Foi possível atravessar a barreira do tempo e
preservar informações sobre modos de vida de povos que
viveram há milhares de anos ou informar sobre outros
povos, que vivem em locais muito distantes de centros de divulgação das informações.
Sem a escrita não teríamos o mínimo conhecimento do que temos hoje. A escrita
é como uma ponte de rumo para a evolução da ciência em questão histórica.
Tarefa
Escreva um comentário sobre a importância da escrita para história.
Olá, turminha do 4° ano A! Espero que todos estejam bem!
Estamos vivendo um momento difícil, longe da escola, dos amigos e alguns familiares. Por enquanto as nossas aulas serão um pouco diferente do que estávamos acostumados. Logo logo isso vai passar. Fiquem em casa e se cuidem.
Um abraço!
Prô Mácia Dantas
(EF05AR07) Investigar e reconhecer espaços (museus, galerias, instituições, feiras, casas de cultura etc.) e profissionais do sistema das artes visuais (artistas, artesãos, curadores etc.) no contexto brasileiro e de outros países. Sistemas da Linguagem
AULA 1 – Sistemas da Linguagem – O que é um Museu?
Ler e apreciar o Power point “Contar a história a arte de todo mundo” e realizar as atividades pedidas. O trabalho final sobre o Museu Nacional deve ser realizado em folha separada.
Estudar história pode ser uma ótima oportunidade para brincar de
detetive: elaborar boas perguntas e ir atrás das pistas! – leiam juntos. Ler é
uma viagem no tempo! Vou deixar aqui algumas indicações de livros que tem um
contexto histórico.
Lembram da atitude historiadora? É isso! Poder reconhecer
acontecimentos do passado e conectá-los às nossas vivências é um dos nossos
objetivos nas aulas de história – leiam sempre.
A leitura é um hábito que contribui muito para entender melhor os
conteúdos de História.
Livros históricos
A menina que descobriu o Brasil ( História do Brasil)
Desafio nas Missões (História do Brasil)
O vampiro que descobriu o Brasil (História do Brasil)
Nonô descobre o espelho ( História do Brasil)
O Diário de Anne Frank (Segunda Guerra Mundial)
A menina que roubava livros (Segunda Guerra Mundial)
John Steinbeck: as vinhas da Ira (crise de 1929)
De mim já nem se lembra – Luiz Ruffato (Ditadura do Brasil)
Ainda estou aqui- Marcelo Rubens Paiva (ditadura no Brasil)
Variados contos de Machado de Assis (História do Brasil)
Visite Museus sem sair de casa!! O Projeto ERA Virtual
disponibiliza visitas pela internet com visualização 360º dos museus e seus
acervos: http://eravirtual.org/
(EF04AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos da pintura, da colagem, das histórias em quadrinhos e da gravura em suas produções. Elementos da linguagem
AULA 1 – Elementos da Linguagem – Ponto, linha e hachuras
Ler e apreciar as imagens e textos que seguem a baixo “Elementos Visuais” e realizar as atividades pedidas.
Observação: O trabalho final sobre hachuras deve ser realizado em folha separada.
Olá, A atividade de hoje será de Multiplicação. Vamos revisar alguns conteúdos e depois faremos algumas atividades no caderno. Primeiramente assista a vídeo aula abaixo para relembrar alguns conceitos. Em seguida faça os exercícios no caderno.
1) Para comprar um videogame, Luiz pagou 10 parcelas de 45 reais. Quanto custou o vídeo game?
2) Tiago tem 13 jogadores e Mateus tem o triplo de jogos de Tiago? Quantos jogos Matheus tem?
3) Pedro conseguiu completar um álbum com 240 figurinhas. sabendo que Daniel tem a metade da quantidade de figurinhas de Pedro, quantas figurinhas Daniel tem?
4) Dona Renata está organizando uma festa surpresa para o aniversário de sua filha Silvana, que vai fazer 10 anos, vamos ajudar a renata a resolver algumas situações:
a). Ela comprou 12 pacotes de suco com 6 latinhas em cada um. Quantas latinhas de suco foram compradas?
b)Renata encomendou salgados para a festa. sabendo que 100 salgados custam R$34,00, quanto ela pagará por 300 salgados?
c) Para fazer os docinhos, ela comprou 8 latas de leite condensado e gastou R$40,00. Qual o preço de cada lata?
d) Quantos docinhos caberão em cada bandeja?
5) Para ir a festa de Silvana, Soraia esta indecisa sobre qual roupa usar. Ela tem 3 blusas nas cores branca, preta e lilás e 3 saias, sendo uma rosa, uma amarela e uma verde. De quantas maneiras diferente ela pode se vestir, escolhendo uma blusa e uma saia?
6) Para ir à festa, Pedro tem 4 camisas nas cores verde, branca, amarela e vermelha e 3 bermudas, nas cores preta, branca e azul. De quantas maneiras diferentes ele pode se vestir, escolhendo uma camisa e uma bermuda?
7) Paulinho tem 8 maneiras diferentes de se vestir para ir à festa, usando uma camisa e uma calça. Sabendo que ele tem camisas de cores diferentes, quantas são as calças?
8) Use a calculadora para auxiliá-lo a resolver as multiplicações a baixo e escreva o que você descobriu sobre multiplicações de um número por 10, por 100 e por 1000.
Mais
uma jornada na construção do Templo terminara.
Cansado
por mais um dia, Mestre Hiram recostou-se sob o frescor do Ébano para o tão
merecido descanso. Eis que, subindo em sua direção, aproxima-se seu Mestre
Construtor predileto, que lhe diz:
–
Mestre Hiram... Vou lhe contar o que disseram do segundo Mestre Construtor...
Hiram
com sua infinita sabedoria responde:
–
Calma, meu Mestre predileto... Antes de me contares algo que possa ter
relevância, já fizeste passar a informação pelas "Três Peneiras da
Sabedoria?".
–
Peneiras da Sabedoria??? Não me foram mostradas, respondeu o predileto!
–
Sim... Meu Mestre! Só não te ensinei, porque não era chegado o momento; porém,
escuta-me com atenção: tudo quanto te disserem de outrem, passe antes pelas
peneiras da sabedoria e na primeira, que é a da VERDADE, eu te pergunto:
–
Tens certeza de que o que te contaram é realmente a verdade?
Meio
sem jeito o Mestre respondeu:
–
Bom, não tenho certeza realmente, só sei que me contaram... Hiram continua:
– Então, se não tens certeza, a informação vazou
pelos furos da primeira peneira e repousa na segunda, que é a peneira da
BONDADE. E eu te pergunto:
–
É alguma coisa que gostarias que dissessem de ti?
–
De maneira alguma Mestre Hiram... Claro que não!
–
Então a tua estória acaba de passar pelos furos da segunda peneira e caiu nas
cruzetas da terceira e última; e te faço a derradeira pergunta:
–
Achas mesmo necessário passar adiante essa estória sobre teu Irmão e
Companheiro?
–
Realmente Mestre Hiram, pensando com a luz da razão, não há necessidade...
–
Então ela acaba de vazar os furos da terceira peneira, perdendo-se na imensa
terra. Não sobrou nada para contar.
–
Entendi poderoso Mestre Hiram. Doravante somente e boas palavras terão caminho
em minha boca.
–
És agora um Mestre completo. Volta a teu povo e constrói teus Templos, pois
terminaste teu aprendizado.
Questões
1)Qual
é o título do texto?
2)Quais
são os personagens principais da história?
3)Qual
é a função do texto?
4)O
que estava sendo construído?
5)Quem
estava descansando e por quê?
6)Quem
queria conversar com o mestre Hiram? E por quê?
7)O
que Hiram disse antes do mestre construtor contar sua estória?
8)Explique
o que são as peneiras da sabedoria?
9)Qual
foi a conclusão do mestre construtor ao final da analise das peneiras?
10) Em sua opinião porque Hiram disse que o Mestre
construtor era um mestre completo depois daquela conversa?
Gramática
Assistir os videos abaixo do Prof Noslen sobre Classe de Palavras, Substantivos e Adjetivos para revisar o que já trabalhamos em sala de aula e fazer os exercícios propostos.