Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Atividade de História 5ano - 29/04



Olá,


Hoje vamos comparar diferentes escritas, atribuir função para essas escritas e perceber a importância da escrita para o desenvolvimento, manutenção e preservação de uma sociedade.  A  escrita é, portanto, um dos meios para a preservação da memória cultural de um povo e não a única. Muitos povos se desenvolvem e preservam sua cultura através da oralidade também. 




Antes do surgimento da Escrita, a comunicação acontecia por meio da fala e dos gestos. A escrita surge em decorrência da necessidade que o homem tinha de controlar o ambiente em que vivia. A escrita possibilitou que houvesse uma maior consciência sobre os fatos e permitiu a organização do pensamento
Se não conhecem procurem no dicionário o significado da palavra e escrevam no caderno.

Pictografia: sistema primitivo de escrita em que se exprimiam as ideias por meio de cenas figuradas ou simbólicas.


Vamos pensar nessas questões agora: 



De quais formas vocês acham que podemos registrar as vivências, a rotina, a organização de uma sociedade? Através de fotos, cartas, e-mails, prints, vídeos, filmes, livros, etc

Os emojis podem ser considerados registros? Sim, podem representar a escrita de palavras, sentimentos,  etc. 



Os emojis também são uma forma de conhecermos mais sobre os povos? Sim, dá pra saber quando foram criados e que representaram naquela época (época em que vivemos) na história do mundo. 

Emoji (絵文字 lit. pictograma?) é uma palavra derivada da junção dos seguintes termos em japonês: e ( "imagem"?) + moji (文字 "letra"?). Com origem no Japão, os emojis são ideogramas e smileys usados em mensagens eletrônicas e páginas web, cujo uso está se popularizando para além do país.[1] Eles existem em diversos gêneros, incluindo: expressões faciais, objetos, lugares, animais e tipos de clima.
Sua popularização se dá principalmente pela inclusão internacional em iPhones, que foi seguida pela adoção em sistemas Android, e por sua vez, nos demais sistemas operacionais.
O primeiro emoji foi criado em 1998 ou 1999 no Japão por Shigetaka Kurita, que integrava a equipa da NTT DoCoMo responsável pelo desenvolvimento da i-mode, uma plataforma de Internet móvel. O primeiro conjunto de 172 emojis de12×12 píxeis foi criado como parte das funcionalidades de mensagens da i-mode para facilitar a comunicação eletrónica e funcionar como uma característica distintiva de outros serviços.[2]


A foto abaixo mostra registros de duas civilizações antigas e registros feitos por eles!  Mais abaixo ( Para Saber mais) há uma explicação sobre cada desenho. 

Comparem os emojis com as representações Asteca e Maia, identificando semelhanças e diferenças. 

Podemos ver diferenças nas cores, no formato, as semelhanças são desenhos que representam algo. Os Emojis representam podem representar a escrita. são códigos e símbolos da nossa época. Faz parte da nossa história de vida. Assim como os desenhos representados acima fizeram parte desses povos antigos.  



Outras questões para analisarmos e refletirmos.


As escritas primitivas Maia e Asteca permitem saber a forma de vida desses povos?  Sim, essas escritas representam a sociedade desses povos na época em que viveram. E trouxe conhecimento para nós hoje. 


Como sabemos de informações, características, formas de organização social de povos que viveram há centenas e milhares de anos atrás? Através desses desenhos encontrados em tabuas, pedras, argila, papiro deixados pelos povos antigos. 

 Qual a importância da escrita, dos registros para a preservação da cultura? Somente através da escrita é possível essa preservação da cultura?De quais outras formas é possível? Sem a escrita não teríamos o mínimo conhecimento do que temos hoje. A escrita é como uma ponte de rumo para a evolução da ciência em questão histórica. Hoje podemos perceber  que a preservação da cultura não se da somente pela escrita, mas por imagens, fotografias, pinturas, arquitetura, monumentos, relíquias,   danças, e pela oralidade histórias que passam de geração em geração. 


Além dos registros da sociedade Asteca e Maia, temos  a escrita Haragana e os Hieróglifos.  Compare os emojis com as representações Asteca, Maia, Japosena (haragana) e os hieróglifos, identificando semelhanças

RESUMO DA AULA.
No tempo dos povos primitivos eles desenhavam nas paredes das cavernas suas atividades do dia a dia, pessoas, móveis e animais para dar sorte na caçada, E foi assim que surgiu a escrita pictográfica, os desenhos representavam objetos e pessoas.
Cada povo foi registrando as coisas de um jeito, eram muitos desenhos diferentes, o que causava muita confusão, pois um mesmo sinal podia representar palavras com significados parecidos e também e também podia ser uma palavra diferente em outro idioma.
Como vocês puderam ver nas imagens dos Maias e Astecas os povos desenharam para representar como estava organizada a sociedade naquele tempo.
Quando o papel ainda não existia os egípcios descobriram uma planta chamada papiro e com ela se fazia uma folha, sobre a qual, escrevia os hieróglifos.
Os sumérios escreviam em tabuas de argila usando um instrumento chamado cunha, eles usavam a escrita cuneiforme.
Os romanos descobriram que era melhor escrever em pergaminhos feito de pele de animais.
Os chineses inventaram o papel e usam a escrita ideográfica, um tipo de escrita que representa uma ideia através de desenhos.
O primeiro alfabeto foi criado pelos fenícios, ao inventarem sinais para representar os sons. Os gregos e os romanos foram mudando um pouco essas letras até formar o nosso alfabeto: alfa e beta.
Existem muitos tipos de alfabetos. Alguns não tem letras, mas desenhos, sinais ou símbolos, como o alfabeto chinês, o japonês, o Braille e o de LIBRAS.
Na escrita alfabética, usamos as letras e não mais desenhos para escrever palavras. Para aprender a ler, antigamente as pessoas usavam cartilha, soletravam as letras e aprendiam a escrever fazendo caligrafia, como alguns de nossos avós e pais. Observando as escritas de outras crianças e as nossas, podemos perceber que também começamos a escrever com desenhos, mas hoje usamos as letras para escrever palavras e histórias.
Hoje, para aprender a ler é preciso reconhecer as palavras, ouvir as pessoas e conhecer as letras. Nós lemos livros, gibis, revistas, e-mails, e usamos o computador para nos comunicar, buscar informações,  entrar na redes sociais, escrever e-mails, ler notícias, assistir filmes.
No estudo de hoje, precisamos entender que a escrita foi um marco muito importante na história do mundo. Foi possível atravessar a barreira do tempo e preservar informações sobre modos de vida de povos que viveram há milhares de anos ou informar sobre outros povos, que vivem em locais muito distantes de centros de divulgação das informações.

Sem a escrita não teríamos o mínimo conhecimento do que temos hoje. A escrita é como uma ponte de rumo para a evolução da ciência em questão histórica.




















4 comentários:

  1. A escrita ela é importante na Historia pois foi a primeira forma de registrar acontecimentos , marca a transição da pré Historia para a Historia e é uma forma de se comunicar com as outras pessoas ate hoje

    ResponderExcluir
  2. A escrita e importante na história pois foi a primeira forma de registrar as coisas que aconteciam naquela época,
    também marca a transição da pré história para a história e até hoje é uma forma de comunicação

    ResponderExcluir
  3. A escrita é a utilização de símbolos para exprimir as ideias!! Muito bom Tainá!

    ResponderExcluir