Páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Rotina da semana de 22/02/2021 a 26/02/2021- 5º ano A - Professora Tereza Cristina

 

Rotina de estudos 5º ano – Semana de 22/02/2021 a 26/02/2021

Olá turminha querida do 5º ano, TUDO BEM COM VOCÊS? Estamos na terceira semana de aulas!!! Então... Continuem assistindo as aulas do Centro de Mídias, pois o conteúdo dessas aulas é muito importante. Vocês podem assistí-las pelo You tube ou APP CMSP Educação Infantil e Anos Iniciais. Para dúvidas podem me chamar no particular e a entrega das atividades poder ser por e-mail tekanardi@yahoo.com.br ou whatsapp, ok?  

RECADINHO

SIGAM AS INSTRUÇÕES NA ORDEM DOS EXERCÍCIOS. NÃO ESQUEÇAM DA DATA NO CADERNO E DO CAPRICHO!

DICA: PARA MANTER O CADERNO ORGANIZADO, SERIA IMPORTANTE COPIAR A DATA TODOS OS DIAS E LISTAR O QUE VOCÊ FEZ.

Abraços, Professora Cristina

 

22/02/2021

1-    1-    Atividade de Língua Portuguesa , no Blog,  Ficha Técnica – (Habilidade: EF04LP23/ EF04LP22A)

 

2-    Atividade de Matemática, no Blog, Figuras e  sólidos Geométricas(Habilidade: (EF04MA17/EF04MA18)

Aulas do Centro de Mídias /APP CMSP Educação Infantil e Anos Iniciais

 15h30  às 17h00

Matemática

Matemática

História

 

 

 

 

23/02/2021

1-    Atividade de Língua Portuguesa – no Blog, Livro PDF “A Bruxa e o Caldeirão” – Após a Leitura interpretar o texto (Habilidades: EF15, LP04/ EF15LP16/EF35LP01/EF35LP03/EF35LP05)

2-    Atividade de Matemática – Figuras e Sólidos geométricos  (Habilidade: (EF04MA17/EF04MA18)

 

Aulas do Centro de Mídias/ APP CMSP Educação Infantil e Anos Iniciais

15h30 às 17h00

Língua Portuguesa

Matemática

Educação Física

 

 

24/02/2021

1     Atividade de Língua Portuguesa – no Blog, Livro PDF “A Bruxa e o Caldeirão” – Após a Leitura interpretar o texto (Habilidades: EF15, LP04/ EF15LP16/EF35LP01/EF35LP03/EF35LP05)

2      - Atividade de Matemática – no Blog,  Problemas com adição e subtração (Habilidade EF04MA03, EF04MA25)

Aulas do Centro de Mídias/ APP CMSP Educação Infantil e Anos Iniciais

15h30 às 17h00

Língua Portuguesa

Língua Portuguesa

Arte

 

  25/02/2021

1-    Atividade de Língua Portuguesa – no Blog, Livro PDF “A Bruxa e o Caldeirão” – Após a Leitura interpretar o texto (Habilidades: EF15, LP04/ EF15LP16/EF35LP01/EF35LP03/EF35LP05)

 

Aulas do Centro de Mídias/ APP CMSP Educação Infantil e Anos Iniciais

15h30 às 17h00

Matemática

Ciências Físicas e Biológicas

Língua Portuguesa

 

  26/02/2021

1-    Atividade de Língua Portuguesa – no Blog, Livro PDF “A Bruxa e o Caldeirão” – Após a Leitura interpretar o texto (Habilidades: EF15, LP04/ EF15LP16/EF35LP01/EF35LP03/EF35LP05)

 

 

Aulas do Centro de Mídias/ APP CMSP Educação Infantil e Anos Iniciais

15h30 às 17h00

Matemática

Geografia

Língua Portuguesa

 

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Atividade de Lígua Portuguesa, Quinto Ano, 23/02/2021 a 26/02/2021, Professora Tereza Cristina - Interpretação do Livro "A Bruxa e o Caldeirão"

 











Atividade de Matemática, Quinto Ano, 23/02/2021, Professora Tereza Cristina,

 






Atividade de Língua Portuguesa, Quinto ano, 22/02/2021, Professora Tereza Cristina - Ficha Técnica - Esquilo

 

Ficha Técnica

Esquilo

 

esquilo (Sciurus vulgaris) é um mamífero pertencente à família Sciudidae e à ordem rodentia. Sua família comprende os esquilos arborícolas, terrestres, voadores e as marmotas, entre outros. Dentre os esquilos arborícolas e terrestres há mais de 230 espécies e no grupo dos esquilos voadores estão incluídas 43 espécies conhecidas. O esquilo mais comum, o europeu, possui pelagem avermelhada, cauda longa e tem pelos compridos nas orelhas.




Esquilo. Foto: TessarTheTegu / Shutterstock.com

O tamanho deste animal é variável, o menor deles é o esquilo pigmeu africano, que mede 13 cm de comprimento. Os maiores são os esquilos gigantes da Ásia, seu comprimento pode chegar a 90 cm. Este animal pode ser encontrado no mundo todo, menos na Austrália. Normalmente vivem em bosques de coníferas e caducifólias (plantas que em determinada época do ano perdem suas folhas). Embora existam espécies que podem ser encontradas no deserto ou na taiga. Para viver nestes lugares, os esquilos passaram por adaptações e desenvolveram estratégias que lhes permitem suportar as temperaturas extremas que caracterizam estas regiões.

O esquilo não hiberna (não apresenta queda da temperatura corporal, fato que caracteriza a hibernação), mas alterna fases de sono mais longas que o normal, acorda e sai em busca dos seus alimentos. Ao reduzir sua atividade física, reduz sua necessidade de obter alimentos.

Trata-se de um animal de hábitos diurnos e se desloca com incrível agilidade pela copas das árvores, bem coma para subir ou descer pelos troncos. Constrói ninhos esféricos na bifurcação dos galhos da copa das árvores, ali dorme e dá à luz a suas crias. Seus principais alimentos são as avelãsnozes, frutas e animais pequenos. O esquilo que vive nas florestas coníferas, de coloração parda escura, depende muito das pinhas dos abetos vermelhos (árvores coníferas) disponíveis, o que varia muito de acordo com o ano. O fato é que só há fartura de alimento em períodos longos de tempo, época em que a população de esquilos cresce bastante. A razão disto é que tal pinha é um alimento muito nutritivo e de fácil localização.

Responda as questões abaixo:

1) O esquilo é um mamífero? Sim ou não?

2)Como é compreendida a família dos esquilos?

3)Qual é o tamanho do menor esquilo e onde ele vive?

4)Qual é o tamanho do menor esquilo e onde ele vive?

5)Normalmente, onde os esquilos vivem?

6)Quais são os hábitos dos esquilos?

7)Quais são seus principais alimentos?

 

Atividade de matemática, Quinto ano, 22/02/2021, Professora Tereza Cristina - Figuras geométricas

 

Habilidade: (EF04MA17/EF04MA18)


domingo, 21 de fevereiro de 2021

ARTE - Fotografia - 22.02.2021 a 26.02.2021

 

E.E. PROFESSOR BENEDITO TOLOSA

Professor de Arte: Alexandre Rocha                                                1º Bimestre

                                       

Nome:___________________________________                        5º série ____

 

Semana: 22/02/2021 a 26/02/2021

Aula 3:

1) Fotografia:

Fotografia é a técnica de criar imagens por exposição luminosa em uma superfície fotossensível.



Primeira fotografia, feita por Joseph Nicéphore Niépce, em 1826 na França.

A primeira fotografia reconhecida foi feita em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, no entanto o desenvolvimento da fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa. Diversas descobertas ao longo do tempo foram somadas para que fosse possível desenvolver a fotografia como é conhecida hoje. Químicos e físicos foram os pioneiros nesta arte, já que os processos da revelação e da fixação da fotografia são essencialmente físico-químicos, numa associação de condições ambientais e de iluminação a produtos químicos.

 

Com o passar do tempo a essência da forma de fazer fotografia não mudou, no entanto, os avanços tecnológicos permitem cada vez mais melhorar a qualidade da fotografia, aumentar a resolução e a realidade das cores. A busca pela acessibilidade da fotografia também era grande preocupação logo em seu surgimento, a busca era intensa por materiais duráveis, eficazes e de baixo custo e pela aceleração no processo de revelação.

 

O desenvolvimento da fotografia colorida foi também um processo lento e que necessitou de muitos testes. O primeiro filme colorido foi produzido em 1907, mas ainda hoje a fotografia colorida não alcançou a definição da escala de tons que a sensibilidade do filme preto e branco possui.

 

Com o advento da fotografia digital, muitos paradigmas fotográficos foram alterados. Com aparelhos cada vez menores, mais simples de manipular e que produzem fotografias em alta qualidade, a internet facilitando o fluxo das imagens, a fotografia tornou-se algo muito mais simples e popular do que era.

 

A fotografia abrange várias áreas da vida e do cotidiano humanos, pois é o mecanismo que permite arquivar um momento. A fotografia, logo que surgiu, não era considerada arte, e atualmente ainda existe uma gama de opiniões adversas quanto a isso. Para alguns críticos, a fotografia não pode ser considerada arte por conta da facilidade que existe em produzi-la, em contrapartida, outros críticos acreditam que ela pode ser considerada como arte a partir do momento em que ela é uma interpretação da realidade, e não apenas uma cópia.

 

A fotografia contribui positivamente em muitas coisas, vários âmbitos profissionais a agregaram como meio de amplificar as possibilidades e produzir estudos detalhados e precisos. A fotografia é utilizada na medicina, no jornalismo – fotojornalismo – e na ciência, para o desenvolvimento de vários estudos.

 

Muitos cientistas pesquisaram sobre fotografia, a fim de melhorá-la e aperfeiçoá-la. Por conta disto, não se pode atribuir a apenas uma pessoa a criação ou o desenvolvimento da fotografia, o produto que temos hoje é uma soma de várias técnicas descobertas por algumas pessoas. Os principais nomes do início do desenvolvimento da fotografia foram: Joseph Nicéphore Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre, William Fox Talbot, Hércules Florence, Boris Kossoy e George Eastman.

 

Observar o que as pessoas estão fazendo, se a fotografia é recente ou antiga, onde e quando esta fotografia foi feita, 

 

        

                                 
                                 

Imagem: Negra com o filho, Salvador, em 1884                                    Imagem: Primeira foto do trabalho no interior de uma mina   

(Marc Ferrez_Acervo Instituto Moreira Salles)                                         de ouro, 1888, Minas Gerais. (Marc Ferrez_Acervo Instituto

                                                                                                              Moreira Salles)

 

 

 

               

                                                  
Imagem: Roberto Rocco has uploaded 10930 photos to Flickr.                                          imagem: Ian Macmillan

 

 

O objetivo desta atividade é levar a criança a refletir o que havia por trás destas fotografias tão comuns. 

 

É interessante que o aluno perceba que estas relações mudaram ao longo do tempo. 

 

As fotografias podem ser consideradas registros históricos de uma época, pois algumas expressam a vida cotidiana das pessoas, retratam cenas do dia a dia, o que vestem e o que fazem.

 

Antigamente era muito comum se fazer o registro fotográfico de famílias em poses semelhantes a esta da fotografia e expor em molduras pela casa. Por que isso acontecia? Esta prática ainda existe hoje?

 

Observe as imagens e responda

 

       

              

 a) Qual é a expressão do rosto das pessoas?

Família do século XIX: ___________________________

Família do século XXI: ___________________________

 

b) Como as pessoas estão vestidas?

Família do século XIX: ___________________________

Família do século XXI: ___________________________

 

c) Em que lugar as famílias foram fotografadas?

Família do século XIX: ___________________________

Família do século XXI: ___________________________

 

d) Em sua opinião, como eram as relações entre as pessoas retratadas nas imagens?

Família do século XIX: ___________________________

Família do século XXI: ___________________________

 

e) O que você observou nas imagens para chegar as respostas da questão anterior?

Família do século XIX: ___________________________

Família do século XXI: ___________________________


ARTE - O que penso sobre Arte - 15.02.2021 a 19.02.2021

 

E.E. PROFESSOR BENEDITO TOLOSA

Professor de Arte: Alexandre Rocha                                               1º Bimestre

                                       

Nome:___________________________________                        5º série ____

 

Semana: 15/02/2021 a 12/02/2021

Aula 2:

 

1) O que penso sobre arte?

2) Você já fez arte?

3) O que os artistas usam para fazer arte?

4) Elaborar um quadrinho com história e personagem utilizando pintura, colagem, desenho ou gravuras.

 

ARTE - Acolhimento 08.02.2021 a 12.02.2021

 

E.E. PROFESSOR BENEDITO TOLOSA

Professor de Arte: Alexandre Rocha                                          1º Bimestre

                                       

Nome:___________________________________                        5º série A

 

Semana: 08/02/2021 a 12/02/2021

 

Acolhimento: 5º série A

 

Este processo de acolhimento terá a interdisciplinaridade das disciplinas de Arte e Matemática (Professor Alexandre) e História e Geografia (professora Elisabete)

 

Título:  Paisagens e Mensagens

 

Objetivo: Elucidar por meio da memória cognitiva como está sendo o período de pandemia e o retorno às aulas presenciais

 

Descrição: O estudante num primeiro momento deve através de uma arte (desenho, gravura, grafite) transpor seus sentimentos em relação à pandemia e o distanciamento social, assim como também como as aulas remotas impactou na sua vida e a importância do retorno às aulas presencias; num segundo momento, através desta arte, criar uma frase de impacto do que foi realizado.

 

Reflexão: Qual o sentimento referente ao distanciamento social, às aulas remotas e a priori, neste novo momento com o retorno das aulas presencias tomando seus devidos cuidados.

 

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Atividade matemática, Quinto Ano, 19/02/2021, Professora Tereza Cristina, Problemas de Divisão com no máximo dois algarismos (EF04MA07)


 

Atividade de Língua Portuguesa, Quinto Ano, 19/02/2021, Professora Tereza Cristina - Entendendo o COVID-19

 

Para responder as questões abaixo você pode: 

✓ Pesquisar na internet 

✓ Assistir aos noticiários 

✓ Utilizar revistas ou jornais ✓ Utilize vias confiáveis para evitar fake news 

Questões para responder no caderno:

1) Afinal o que é Coronavírus?

 2) Como é dada a transmissão do Coronavírus?

 3) O que devemos fazer para evitar o contagio do Coronavírus?

 4) Que sintomas são apresentados pela doença? 5) Quais as formas de tratamento do Coronavírus? 6) Qual o significado do termo Pandemia?

 7) Agora, escreva um texto, de sua preferência (e-mail, mensagem de whatsApp, carta, bilhete) para uma pessoa especial, explicando o que é o Coronavírus e os cuidados que essa pessoa deve ter para evitar o contágio.