E.E.
PROFESSOR BENEDITO TOLOSA
Professor
de Arte: Alexandre Rocha
1º Bimestre
Nome:___________________________________ 5º série ____
Semana:
22/02/2021
a 26/02/2021
Aula
3:
1)
Fotografia:
Fotografia é a técnica de criar imagens por exposição
luminosa em uma superfície fotossensível.
Primeira fotografia, feita por Joseph Nicéphore Niépce, em 1826 na
França.
A primeira fotografia reconhecida foi feita em
1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, no entanto o desenvolvimento da
fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa. Diversas descobertas ao
longo do tempo foram somadas para que fosse possível desenvolver a fotografia
como é conhecida hoje. Químicos e físicos foram os pioneiros nesta arte, já que
os processos da
revelação e
da fixação da fotografia são essencialmente físico-químicos, numa associação de
condições ambientais e de iluminação a produtos químicos.
Com o passar do tempo a essência da forma de fazer
fotografia não mudou, no entanto, os avanços tecnológicos permitem cada vez
mais melhorar a qualidade da fotografia, aumentar a resolução e a realidade das
cores. A busca pela acessibilidade da fotografia também era grande preocupação
logo em seu surgimento, a busca era intensa por materiais duráveis, eficazes e
de baixo custo e pela aceleração no processo de revelação.
O desenvolvimento da fotografia colorida foi também
um processo lento e que necessitou de muitos testes. O primeiro filme colorido
foi produzido em 1907, mas ainda hoje a fotografia colorida não alcançou a
definição da escala de tons que a sensibilidade do filme preto e branco possui.
Com o advento da fotografia digital, muitos paradigmas fotográficos
foram alterados. Com aparelhos cada vez menores, mais simples de manipular e que
produzem fotografias em alta qualidade, a internet facilitando o fluxo das
imagens, a fotografia tornou-se algo muito mais simples e popular do que era.
A fotografia abrange várias áreas da vida e do
cotidiano humanos, pois é o mecanismo que permite arquivar um momento. A
fotografia, logo que surgiu, não era considerada arte, e atualmente ainda
existe uma gama de opiniões adversas quanto a isso. Para alguns críticos, a
fotografia não pode ser considerada arte por conta da facilidade que existe em
produzi-la, em contrapartida, outros críticos acreditam que ela pode ser
considerada como arte a partir do momento em que ela é uma interpretação da
realidade, e não apenas uma cópia.
A fotografia contribui positivamente em muitas
coisas, vários âmbitos profissionais a agregaram como meio de amplificar as
possibilidades e produzir estudos detalhados e precisos. A fotografia é
utilizada na medicina, no jornalismo – fotojornalismo – e na ciência, para o
desenvolvimento de vários estudos.
Muitos cientistas pesquisaram sobre fotografia, a
fim de melhorá-la e aperfeiçoá-la. Por conta disto, não se pode atribuir a
apenas uma pessoa a criação ou o desenvolvimento da fotografia, o produto que
temos hoje é uma soma de várias técnicas descobertas por algumas pessoas. Os
principais nomes do início do desenvolvimento da fotografia foram: Joseph
Nicéphore Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre, William Fox Talbot, Hércules
Florence, Boris Kossoy e George Eastman.
Observar o que as
pessoas estão fazendo, se a fotografia é recente ou antiga, onde e quando
esta fotografia foi feita,
Imagem: Negra com o filho, Salvador,
em 1884
Imagem: Primeira foto do trabalho no interior de uma mina
(Marc Ferrez_Acervo Instituto Moreira
Salles)
de ouro, 1888, Minas Gerais. (Marc Ferrez_Acervo Instituto
Moreira Salles)
O objetivo desta atividade é levar a
criança a refletir o que havia por trás destas fotografias tão comuns.
É interessante que o aluno perceba
que estas relações mudaram ao longo do tempo.
As fotografias podem ser consideradas
registros históricos de uma época, pois algumas expressam a vida cotidiana das
pessoas, retratam cenas do dia a dia, o que vestem e o que fazem.
Antigamente era muito comum se fazer
o registro fotográfico de famílias em poses semelhantes a esta da fotografia e
expor em molduras pela casa. Por que isso acontecia? Esta prática ainda
existe hoje?
Observe as imagens e responda
Família do século XIX:
___________________________
Família do século XXI:
___________________________
b) Como as pessoas estão vestidas?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI:
___________________________
c) Em que lugar as famílias foram
fotografadas?
Família do século XIX:
___________________________
Família do século XXI:
___________________________
d) Em sua opinião, como eram as
relações entre as pessoas retratadas nas imagens?
Família do século XIX:
___________________________
Família do século XXI:
___________________________
e) O que você observou nas imagens
para chegar as respostas da questão anterior?
Família do século XIX:
___________________________
Família do século XXI:
___________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário