EE Professor Benedito Tolosa
Professor Alexandre Rocha
"ARTE"
Queridos Alunos, espero e desejo que todos estejam bem. Esta semana será tão somente para que vocês realizem as atividades anteriores, e quem ainda não encaminhou, peço para enviarem via whatsapp.
(11) 91132-9782
Atividade 1:
Nome:___________________________________ 5º série A
Acolhimento: 5º série A
Título:
Paisagens e Mensagens
Objetivo:
Elucidar por meio da memória cognitiva como está sendo o período de pandemia e
o retorno às aulas presenciais
Descrição: O
estudante num primeiro momento deve através de uma arte (desenho, gravura,
grafite) transpor seus sentimentos em relação à pandemia e o distanciamento
social, assim como também como as aulas remotas impactou na sua vida e a
importância do retorno às aulas presencias; num segundo momento, através desta
arte, criar uma frase de impacto do que foi realizado.
Reflexão:
Qual o sentimento referente ao distanciamento social, às aulas remotas e a
priori, neste novo momento com o retorno das aulas presencias tomando seus
devidos cuidados.
Atividade 2:
Nome:___________________________________ 5º série A
1) O que penso sobre arte?
2) Você ja fez arte e que tipo de arte?
3) O que os artistas usam para
fazer arte?
4)
Elaborar um quadrinho com história e personagem utilizando pintura, colagem,
desenho ou gravuras.
Nome:___________________________________ 5º série A
Fotografia é a técnica de criar imagens por exposição luminosa em uma superfície fotossensível.
Primeira fotografia, feita por Joseph Nicéphore Niépce, em 1826 na França.
A primeira fotografia reconhecida foi feita em
1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, no entanto o desenvolvimento da
fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa. Diversas descobertas ao
longo do tempo foram somadas para que fosse possível desenvolver a fotografia
como é conhecida hoje. Químicos e físicos foram os pioneiros nesta arte, já que
os processos da
revelação e
da fixação da fotografia são essencialmente físico-químicos, numa associação de
condições ambientais e de iluminação a produtos químicos.
Com o passar do tempo a essência da forma de fazer fotografia não mudou, no entanto, os avanços tecnológicos permitem cada vez mais melhorar a qualidade da fotografia, aumentar a resolução e a realidade das cores. A busca pela acessibilidade da fotografia também era grande preocupação logo em seu surgimento, a busca era intensa por materiais duráveis, eficazes e de baixo custo e pela aceleração no processo de revelação.
Imagem: Negra com o filho, Salvador,
em 1884 Imagem: Primeira foto do trabalho no interior de uma mina
(Marc Ferrez_Acervo Instituto Moreira Salles) de ouro, 1888, Minas Gerais. (Marc Ferrez_Acervo Instituto Moreira Salles)
Imagem: Roberto Rocco has uploaded 10930 photos to Flickr. imagem: Ian Macmillan
O objetivo desta atividade é levar a
criança a refletir o que havia por trás destas fotografias tão comuns. É interessante
que o aluno perceba que estas relações mudaram ao longo do tempo. As fotografias
podem ser consideradas registros históricos de uma época, pois algumas
expressam a vida cotidiana das pessoas, retratam cenas do dia a dia, o que
vestem e o que fazem. Antigamente era muito comum se fazer o registro fotográfico de famílias
em poses semelhantes a esta da fotografia e expor em molduras pela casa. Por
que isso acontecia? Esta prática ainda existe hoje?
a) Qual é a expressão do rosto das pessoas? d)
Em sua opinião, como eram as relações entre as pessoas retratadas nas imagens?
Família do século XIX:
___________________________ Família
do século XIX: _____________________
Família do século XXI:
___________________________ Família
do século XXI: _____________________
b) Como as pessoas estão vestidas? e)
O que você observou nas imagens para chegar as respostas da questão anterior?
Família do século XXI:
______________________ Família
do século XIX: ______________________
Família do século XIX:
______________________ Família
do século XXI: ______________________
c) Em que lugar as famílias foram
fotografadas?
Família do século XIX:
___________________________
Família do século XXI:
___________________________
Atividade 4:
Nome:___________________________________ 5º série A
Atividade 5:
Nome:___________________________________ 5º série A
Atividade 6:
Nenhum comentário:
Postar um comentário