Páginas

sábado, 17 de abril de 2021

ARTE - Prof. Alexandre

 EE Professor Benedito Tolosa

Professor Alexandre Rocha

"ARTE"

Queridos Alunos, espero e desejo que todos estejam bem. Esta semana será tão somente para que vocês realizem as atividades anteriores, e quem ainda não encaminhou, peço para enviarem via whatsapp.

(11) 91132-9782


Atividade 1:

Nome:___________________________________                        5º série A

 

Acolhimento: 5º série A

 

Título:  Paisagens e Mensagens

 

Objetivo: Elucidar por meio da memória cognitiva como está sendo o período de pandemia e o retorno às aulas presenciais

Descrição: O estudante num primeiro momento deve através de uma arte (desenho, gravura, grafite) transpor seus sentimentos em relação à pandemia e o distanciamento social, assim como também como as aulas remotas impactou na sua vida e a importância do retorno às aulas presencias; num segundo momento, através desta arte, criar uma frase de impacto do que foi realizado.

Reflexão: Qual o sentimento referente ao distanciamento social, às aulas remotas e a priori, neste novo momento com o retorno das aulas presencias tomando seus devidos cuidados.




Atividade 2:

Nome:___________________________________                        5º série A


1) O que penso sobre arte?


2) Você ja fez arte e que tipo de arte?


3) O que os artistas usam para fazer arte?


4) Elaborar um quadrinho com história e personagem utilizando pintura, colagem, desenho ou gravuras.






Atividade 3:

Nome:___________________________________                        5º série A

Fotografia é a técnica de criar imagens por exposição luminosa em uma superfície fotossensível.

Primeira fotografia, feita por Joseph Nicéphore Niépce, em 1826 na França.

A primeira fotografia reconhecida foi feita em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, no entanto o desenvolvimento da fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa. Diversas descobertas ao longo do tempo foram somadas para que fosse possível desenvolver a fotografia como é conhecida hoje. Químicos e físicos foram os pioneiros nesta arte, já que os processos da revelação e da fixação da fotografia são essencialmente físico-químicos, numa associação de condições ambientais e de iluminação a produtos químicos.

Com o passar do tempo a essência da forma de fazer fotografia não mudou, no entanto, os avanços tecnológicos permitem cada vez mais melhorar a qualidade da fotografia, aumentar a resolução e a realidade das cores. A busca pela acessibilidade da fotografia também era grande preocupação logo em seu surgimento, a busca era intensa por materiais duráveis, eficazes e de baixo custo e pela aceleração no processo de revelação.

 O desenvolvimento da fotografia colorida foi também um processo lento e que necessitou de muitos testes. O primeiro filme colorido foi produzido em 1907, mas ainda hoje a fotografia colorida não alcançou a definição da escala de tons que a sensibilidade do filme preto e branco possui.

 Com o advento da fotografia digital, muitos paradigmas fotográficos foram alterados. Com aparelhos cada vez menores, mais simples de manipular e que produzem fotografias em alta qualidade, a internet facilitando o fluxo das imagens, a fotografia tornou-se algo muito mais simples e popular do que era.

 A fotografia abrange várias áreas da vida e do cotidiano humanos, pois é o mecanismo que permite arquivar um momento. A fotografia, logo que surgiu, não era considerada arte, e atualmente ainda existe uma gama de opiniões adversas quanto a isso. Para alguns críticos, a fotografia não pode ser considerada arte por conta da facilidade que existe em produzi-la, em contrapartida, outros críticos acreditam que ela pode ser considerada como arte a partir do momento em que ela é uma interpretação da realidade, e não apenas uma cópia.

 A fotografia contribui positivamente em muitas coisas, vários âmbitos profissionais a agregaram como meio de amplificar as possibilidades e produzir estudos detalhados e precisos. A fotografia é utilizada na medicina, no jornalismo – fotojornalismo – e na ciência, para o desenvolvimento de vários estudos.

 Muitos cientistas pesquisaram sobre fotografia, a fim de melhorá-la e aperfeiçoá-la. Por conta disto, não se pode atribuir a apenas uma pessoa a criação ou o desenvolvimento da fotografia, o produto que temos hoje é uma soma de várias técnicas descobertas por algumas pessoas. Os principais nomes do início do desenvolvimento da fotografia foram: Joseph Nicéphore Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre, William Fox Talbot, Hércules Florence, Boris Kossoy e George Eastman.

 Observar o que as pessoas estão fazendo, se a fotografia é recente ou antiga, onde e quando esta fotografia foi feita, 

 

            

           

                                             

Imagem: Negra com o filho, Salvador, em 1884            Imagem: Primeira foto do trabalho no interior de uma mina   

(Marc Ferrez_Acervo Instituto Moreira Salles)              de ouro, 1888, Minas Gerais. (Marc Ferrez_Acervo Instituto Moreira Salles)



                                     

Imagem: Roberto Rocco has uploaded 10930 photos to Flickr.                      imagem: Ian Macmillan

 

O objetivo desta atividade é levar a criança a refletir o que havia por trás destas fotografias tão comuns. É interessante que o aluno perceba que estas relações mudaram ao longo do tempo. As fotografias podem ser consideradas registros históricos de uma época, pois algumas expressam a vida cotidiana das pessoas, retratam cenas do dia a dia, o que vestem e o que fazem. Antigamente era muito comum se fazer o registro fotográfico de famílias em poses semelhantes a esta da fotografia e expor em molduras pela casa. Por que isso acontecia? Esta prática ainda existe hoje?

 Observe as imagens e responda

        


a) Qual é a expressão do rosto das pessoas?                                             d) Em sua opinião, como eram as relações entre as pessoas retratadas nas imagens?

Família do século XIX: ___________________________                        Família do século XIX: _____________________

Família do século XXI: ___________________________                        Família do século XXI: _____________________

 

b) Como as pessoas estão vestidas?                                                            e) O que você observou nas imagens para chegar as respostas da questão anterior?

Família do século XXI: ______________________                                   Família do século XIX: ______________________

Família do século XIX: ______________________                                   Família do século XXI: ______________________

 

c) Em que lugar as famílias foram fotografadas?

Família do século XIX: ___________________________

Família do século XXI: ___________________________




Atividade 4:

Nome:___________________________________                        5º série A









Atividade 5:

Nome:___________________________________                        5º série A







Atividade 6:

Nome:___________________________________                        5º série A






Nenhum comentário:

Postar um comentário