Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

ARTE: BIDIMENSIONALIDADE E TRIDIMENSIONALIDADE - 30.08.2021 A 03.08.2021

 

E.E. Professor Benedito Tolosa

Prof. Alexandre Rocha – Arte

Whatsapp: 11 91132-9782

Arte com bidimensão e tridimensão

 Bi e Tri dimensão  

 Dimensão – É a porção de espaço ocupada por um elemento.

 

I - Bi dimensão – Uma pintura ou desenho é considerado bidimensional porque ocupa duas dimensões no espaço, isto é, altura e largura.

Quando desenvolvemos algo em bi dimensão geralmente trabalhamos com: desenho, recorte e colagem plana, montagem plana ou pintura.

Os materiais mais utilizados nas atividades acima são: 

– Desenho (bi dimensão) - lápis preto, lápis de cor, giz de cera, canetinhas e marcadores permanente.

  


Desenho com canetinha preta

  

– Recorte e colagem plana ou Montagem plana (bi dimensão) – papeis, tecidos, EVA, jornais, revistas, fotografias, etc + tesoura e cola como materiais auxiliares.

 

Colagem com papéis sobre fundo de papel azul. Círculo preto + papéis coloridos.

 

 

-  Pintura (bi dimensão) – guache, pintura a dedo, tinta a óleo, tinta nanquim, tinta acrílica, tinta de tecido, etc.

 

Pintura com tinta de tecido desenvolvido pelos alunos de período integral da Pref. Municipal de Cruzália Pta – SP - 2009

 

  

II - Tri dimensão – As esculturas, modelagens e construções apresentam três dimensões: altura, largura e profundidade.

Quando desenvolvemos algo em tri dimensão geralmente trabalhamos com: escultura, modelagem, sucata, armação e papietagem ou papelagem, etc.

Os materiais mais utilizados nas atividades acima são: argila, papel machê, sucata (todos os tipos, principalmente caixas vazias, embalagens plásticas e papelão), jornais, arames, tintas, fitas adesivas, cola quente, palitos de sorvete, churrasco, tesoura, estilete, grampeador, etc.

 

Desenvolvido pelo aluno Paulo Romão – 5º ano – Pref. Municipal de Cruzália Pta - SP

 

Objetivos da bi e tridimensionalidade

Entender a diferença entre algo bidimensional e tridimensional. 

Desenvolver a observação com o intuito de criar a partir dos materiais existentes.

Fazer as representações bi e tridimensionais com diferentes materiais e técnicas, expressando-se de forma criativa.

  

Materiais – Dicas

Lápis de cor e giz de cera - Para iniciar um desenho é importante que o aluno tenha o material em bom estado de conservação, isto é, os lápis pretos ou coloridos, devem ser apontados. A base onde o desenho será feito deve ser compatível com o material que será utilizado sobre ela, isto é, se for uma base muito lisa e brilhante, os lápis de cor ou giz de cera não pintam. Por mais que o aluno passe o lápis ou giz sobre a base, esta não ficará pintada como se deve.

Canetinhas - Quando for utilizar canetinhas, utilize as “Big Canetas Hidrográficas”, elas proporcionam traços finos, médios e largos, fazendo com que o resultado do trabalho seja mais estético e criativo.

Pintura a dedo - Ao utilizar a pintura a dedo, sempre que for mudar de cor, limpe o dedo para que uma cor não interfira na outra.

Guache - Para trabalhar com guache é importante ter um pratinho do lado para clarear ou escurecer a tinta sempre que necessário.

Colas - Para desenvolver trabalhos com recorte e colagem, tenha sempre tesoura sem ponta e cola de acordo com o material a ser colado, isto é:

- cola bastão para crianças pequenas e trabalhos realizados com papéis mais finos.

- cola branca ou transparente para crianças maiores e trabalhos realizados com papéis de gramatura maior (90 para cima).

- cola de isopor para trabalhos feitos com placas de isopor ou bandejas.

- cola de EVA – cola para colar trabalhos com EVA – As crianças deverão ser orientadas para utilizar pouca cola para que o acabamento fique melhor e a secagem seja mais rápida.

- cola para tecido (Super Cola Pano) – cola para colar tecidos e TNT.

f) Sucata -  Ao trabalhar com sucata é importante que as crianças saibam que, para iniciar um trabalho, é necessário que as sucatas estejam muito limpas. Separe as sucatas por tipos, caixinhas vazias, embalagens plásticas, arames pela grossura, papéis, tintas, etc. A partir do momento que o material está organizado e o tema definido, o aluno deverá observar todas as sucatas e planejar o que ele vai fazer e qual o material será necessário. Escolher as sucatas, pensar como juntá-las, realizar a junção. Encapar ou pintar, isso vai depender do que está sendo representado. Dependendo do material, é necessário passar uma demão de Base branca acrílica para artesanato ou Primer e, só depois de seco, é que a criança deverá pintar com gauche, tinta acrílica, plástica ou PVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário