Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Português 5o ano

CONTOS MARAVILHOSOS E A CRÍTICA SOCIAL

Assista ao videoclipe da canção "Minha Rapunzel tem dread", prestando atenção aos detalhes da canção. Se for necessário, assista-o mais de uma vez. Procure anotar as palavras ou expressões que você não compreendeu bem ou gostaria de saber mais. 


1. O que mais chamou a sua atenção no videoclipe?

2. Há algum verso da canção, palavras ou expressões que você não compreendeu? Quais?

3. Sabendo que MC Soffia é uma jovem artista que discute o empoderamento das meninas negras, qual seria o possível motivo que a levou compor a canção?

4. Leia um depoimento da MC Soffia sobre o contexto da produção da canção e compare com a sua resposta anterior: 

"Uma vez, quando fui dar uma palestra, colocaram na minha mesa uma revista de Rapunzel e eu perguntei por que ao invés de uma Rapunzel de trança não poderia ser uma Rapunzel de dread?", conta a pequena rapper. Assim, surgiu a ideia de fazer uma música a respeito, em parceira com a banda Gram, no primeiro trabalho em que a garota mistura rao com rock. "Pedi para os meninos um rock bem pesado e fui fazer uma letra em cima, pensando naquela ideia de existir uma Rapunzel de dread, linda e empoderada". 

5. Explique, com suas palavras, quais são as possíveis críticas sociais que aparecem em alguns versos da canção:

a) " Na minha história a Rapunzel tem dread". 

b) " Meninas unidas pode tudo mudar". 

c) " Não precisa de um príncipe para se salvar". 

d)  "Aqui inimiga nâo vai rolar".  


5. Você concorda com as críticas sociais destacadas na canção? Justifique sua resposta.  - 


Atividade retirada do Caderno da Cidade - Saberes e Aprendizagem- Língua Portuguesa 5o ano- Volume único- Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário