A origem do feijão
Feijão é o nome dado a diversos tipos de grãos de várias plantas da família Fabaceae. Até hoje, não se sabe exatamente quando e onde os feijões passaram a ser cultivados pela primeira vez. A hipótese mais provável talvez seja de que o mesmo tenha surgido na Mesopotâmia, por volta de 7000 anos a.C. De fato, o feijão fez parte da alimentação humana desde as primeiras civilizações. No Egito o mesmo era considerado um símbolo da vida.
O feijão foi levado para a Europa em 1.540, o seu cultivo livrou a Europa da fome, aumentando a expectativa de vida. Já no Brasil os índios, por volta do século XVI, chamavam o feijão de “comanda” e comiam com farinha.
Quando os portuguêses aqui chegaram, agregaram a esta refeição e a espalharam por todo o Brasil, com receitas com alguns ingredientes como orelha, focinho, rabo e lingüiça de porco, dando origem à famosa feijoada, prato típico da culinária brasileira. Há, também, quem diga que a feijoada começou a ser feita nas senzalas a partir de 1.549 com a chegada dos primeiros escravo s da África.
As três espécies de feijão mais cultivadas no Brasil são: o feijão comum, também chamado de “carioca”, que é o mais consumido no país; o feijão macassa, base da alimentação de muitas populações rurais, especialmente das regiões Norte e Nordeste; e o feijão-guandu, muito usado na alimentação de animais.
Agora é a sua vez de falar:
Você gosta de comer feijão?
E quantas vezes por semana você come feijão?
De que maneira a sua família prepara o feijão? E de que outras maneiras o feijão é preparado no Brasil?
Nenhum comentário:
Postar um comentário