Páginas

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Atividade de Língua Portuguesa- 4º ano - Ficha Técnica - "Gato Persa"

 Olá turminha !!! Aqui está a Ficha Técnica do "Gato Persa", vocês lerão o texto com atenção, para após responderem as questões abaixo!!! As respostas deverão ser enviadas no meu whatsapp privado !!!😊😉👋




Ficha Técnica – GATO PERSA

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais. (EF35LP04) Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros. (EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica, resumos, mapas conceituais, você sabia quê?, entre outros textos do campo das práticas de estudo e pesquisa, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional, o estilo e a finalidade do gênero. Compreensão em leitura Campo das práticas de estudo e pesquisa Leitura / escuta (autônoma)



Ficha técnica

É uma raça originária da região da Pérsia (atual Irã), que aos poucos foi sendo difundida para a Europa. No continente europeu ocorreu o cruzamento com os gatos Angorás (originários da Turquia), o que resultou no Persa que conhecemos atualmente. Por volta de 1870 aconteceu a primeira exposição dos gatos na Grã-Bretanha e, a partir desta data, começou a criação seletiva por meio do cruzamento dos melhores exemplares da raça, o que originou em novas cores de pelagens da espécie.

São gatos de porte médio, que podem chegar até 25 cm de altura e pesar entre 3,5 kg a 7 kg. Sua principal característica é o focinho curto, seus olhos são grandes, arredondados e expressivos, a cauda e as pernas são mais curtas e a pelagem longa e macia, em variadas colorações: creme, vermelho, preto, azul branco ou bicolor.

 

Personalidade e comportamento

Os Persas são extremamente dóceis e carinhosos, se apegam facilmente aos donos e são pacatos. Para pessoas que nunca conviveram com gatos é uma ótima forma de ter familiaridade com esses animais. Por serem muito sociáveis, são perfeitos para viver junto com outros gatos, cães e crianças. São felinos tranquilos e que quase nunca miam. É possível notar que no período do cio eles ficam mais inquietos, mas ainda assim seu miado é baixo.

Apesar de ser uma raça muito calma e que fica longos períodos em repouso, eles também são extremamente curiosos e seus donos precisam ficar sempre atentos com os eletrodomésticos da casa e com o automóvel, o Persa pode se colocar em situações de perigo sem perceber.

 

Cuidados e saúde

Devido ao seu nariz muito achatado, o gato persa apresenta problemas de saúde, principalmente respiratórios, nasais, neurológicos, infecções oculares e deslocamentos do maxilar. Por isso, associações do mundo todo começaram a ficar mais atentos quanto à reprodução da raça, para que os problemas de saúde sejam minimizados.

Devido ao formato achatado do seu nariz, os olhos do Persa tendem a lacrimejar bastante, o que requer alguns cuidados especiais: limpe diariamente e delicadamente a área onde as lágrimas escorrem com algodão e soro fisiológico para que o gato não tenha problemas com infecções oculares e para não deixar formar manchas escuras no local.

Seu pelo é muito longo e sedoso e necessita ser escovado diariamente usando um pente ou escova de dentes largos. Os nós que você não conseguir retirar durante a escovação devem ser cortados, para não formarem bolas de pelo ainda maiores que só poderão ser retiradas por especialistas. É importante acostumar o gato à escovação desde filhote, para que o hábito não seja algo doloroso e estressante para o animal.

O banho se faz necessário todos os meses para não proliferar bactérias na pele do animal. Além disso, é importante secar muito bem os pelos do gato com um secador, a umidade ajuda na proliferação de fungos que dão origem a micoses.

Fique de olho na hora de alimentar seu gato, procure fracionar a quantidade diária de ração recomendada em até 15 vezes ao dia. Devido ao formato do rosto do persa ele tem dificuldade em comer a ração que sobra nos cantos do potinho, quando isso acontecer basta sacudir a vasilha até que a ração volte para o centro e seu gato possa comer.

A seguir, responda:

1-    É uma raça originária de qual região?

2-    Qual altura e peso que eles podem chegar?

3-    Quais as variadas colorações do gato persa?

4-    Qual a personalidades e comportamento do gato persa?


Nenhum comentário:

Postar um comentário