Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Atividade de Língua Portuguesa - 4º ano, Profª Tereza Cristina - Ficha Técnica - "Lhasa Apso"

 

Características físicas do lhasa apso

Talvez, você já tenha cruzado com um lhasa apso pelas ruas, mas pode ter confundido este peludo com um shih tzu. Embora as raças realmente se pareçam em seus aspectos, são totalmente independentes e se diferenciam bastante em relação ao caráter.

O corpo de um lhasa apso é pequeno e compacto, com patas curtas, sendo mais longo que alto. As patas dianteiras são retas, enquanto as traseiras apresentam uma notável angulação.

Estes cães estão cobertos por uma abundante pelagem longa, lisa e grossa, que chega até o chão e onde podem predominar diversas cores. O efeito da queda desta abundante pelagem lhes brinda um aspecto de “barbudos” ou “bigodudos”, assim como os shih tzu.

Sua cabeça é pequena, formada em base a um crânio estreito e não aplanado, com forma similar a de uma maçã. As orelhas caem paralelamente à cabeça, estão orientadas para frente e cobertas com varias mechas. O focinho é reto em relação ao crânio, terminando em um nariz de cor negra. Sua pequena cabeça se une ao corpo por um pescoço forte e bem arqueado.

Características físicas do lhasa apso

A seguir, resumimos as principais características físicas desta raça:

  • Altura: entre 25 cm e 27 cm para fêmeas; entre 25 cm e 29 cm para machos.
  • Peso corporal: 5 kg a 9 kg.
  • Contextura física: corpo alongado e robusto, coberto por abundante pelagem, com patas curtas.
  • Extremidades: curtas e proporcionadas.
  • Pelagem: abundante, com pelos longos e lisos, ideal para climas temperados.
  • Cores de pelagem: são encontrados pelagens uniformes, bicolores, tricolores e multicolores. As cores mais populares são: branco, dourado, mel, cinza claro ou escuro, preto e marrom – uniformes e com distintas combinações.
  • Cabeça: pequena, orelhas caídas para frente e coberta por longas mechas, focinho bem curto e pouco pronunciado, e expressões faciais serenas e seguras.
  • Olhos: escuros, ovais e de tamanho médio.
  • Focinho: pequeno e preto.
  • Rabo: de inserção alta, pode se dobrar sobre seu próprio extremo, mas sempre está coberta por abundantes mechas.

Personalidade e temperamento do lhasa apso

Estes pequenos peludos podem parecer um cãozinho de pelúcia, mas são donos de um aprimorado instinto de cães de guarda. Seu caráter é naturalmente ativo, valente, confiante e tem uma grande necessidade de marcar território. Porém, o comportamento de cada lhasa apso dependerá fundamentalmente da educação que recebe de seu tutor.

Embora esteja oficialmente classificado como cão de companhia, o lhasa apso não é o tipo de cãozinho mimado que está todo tempo dependente de seu tutor. Na verdade, estes cães são bastante independentes e seguros de si mesmo, sendo capazes de tomar decisões por conta própria.

Além disso, valorizam a sensação de liberdade e precisam se manter fisicamente e mentalmente ativos para apresentar um comportamento equilibrado.

Obviamente, isso não significa que esta raça não seja carinhosa. Um lhaso apso é extremamente fiel a seus entes queridos e gosta de dar e receber carícias, assim como todo cão. Podem desfrutar imensamente de dormir algumas horinhas aos pés de seu tutor. Ou simplesmente acompanhá-lo enquanto assiste a um filme ou série na televisão.

Porém, podem adotar uma postura desconfiada frente a animais ou pessoas desconhecidas. Como são exímios guardiães, devem permanecer alertas para os estímulos desconhecidos, para reconhecer rapidamente qualquer presença incomum em seu território. Com a devida socialização, seu pequeno cachorro aprenderá a conviver pacificamente com outras pessoas ou animais.

Responda agora as perguntas abaixo:

1-    Como é o corpo do Lhasa Apso?

2-    E sua pelagem? Como é?

3-    Qual altura e peso pode ter um Lhasa Apso?

4-    Qual a personalidade ou temperamento  do Lhasa Apso?

5-    Qual a postura dele frente à outros animais ou pessoas desconhecidas?

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário